domingo, 12 de janeiro de 2014

A "fotografia-contemplação" de Mirele Pacheco








A fotografia-contemplação surgiu como um método e linguagem expressiva, 
a partir de breves momentos meditativos 
dispostos entre os intervalos de minhas pautas como repórter fotográfica.

Sentir a conexão, apurar a intuição e aprender a fluir com o olhar, 
sem uma preocupação imediata em registrar algo.
Apenas focar atenção plena ao entorno... ao que se apresenta
como um universo paralelo, circundante, em constante impermanência. 

Buscar o "instante mágico, decisivo" tão vivo e alinhado quanto o momento 
em que meus olhos repousam nas imagens,
com toda alma e coração.

Mirele Pacheco
Fotógrafa



Trabalho de estudante ressalta a fotografia contemplativa

http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/busca/4880/trabalho-de-estudante-ressalta-a-fotografia-contemplativa/

publicado em 04/10/2013 15h13

Aluna de Fotografia expõe na I Bienal do Sertão

A aluna do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Fotografia da ULBRA Canoas, Mirele Pacheco, está participando da I Bienal do Sertão de Artes Visuais, que está sendo realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim, na cidade de Feira de Santana, Bahia, de 02 a 31.10. Para integrar a Bienal, a estudante participou de um edital, tendo seu portfólio selecionado por uma comissão de avaliação.
Doze imagens fotográficas de Mirele estão em exposição no evento, enquanto ela segue frequentando regularmente as aulas do CST em Fotografia na Universidade, pois vai graduar-se em 2014/01. Captadas e editadas por meio de um smartphone, as fotos expostas estão centradas em uma pesquisa visual autoral denominada Ensaio com Modelos e Manequins. Trabalhando com a linguagem visual da fotografia, ela estabelece diálogos com as possibilidades do aparato contemporâneo dos dispositivos de registro e edição de imagens. “Essa produção é pautada em novos ritmos de contemplação do objeto fotografado, aliados ao estado perceptivo proposto na fotografia contemplativa”, explicou. Sobre esse aspecto, Mirele ainda fez uma observação que considera fundamental ao processo de trabalho de fotógrafos e artistas: “Eles devem, também, refletir sobre as imagens que estão produzindo”, ressaltou a discente que também já estudou várias disciplinas do curso de Artes Visuais da ULBRA.
Em seu trabalho exposto, a aluna propôs um contraponto à instantaneidade e rapidez com que a fotografia é produzida. “Minha intenção é produzir registros fotográficos de forma despretensiosa, suave e desacelerada, em contraposição ao ritmo frenético que caracteriza o cotidiano do mundo imagético atual”, destacou. Mirele é professora, além de atuar como assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre como repórter fotográfica. 
- See more at: http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/busca/4880/trabalho-de-estudante-ressalta-a-fotografia-contemplativa/#sthash.e96LyxU8.dpuf