segunda-feira, 16 de abril de 2012

Orquestra Villa-Lobos comemora 20 anos de educação musical


16/04/2012 11:56:50

Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Filme mostrou história da orquestra
Filme mostrou história da orquestra
Uma noite de festa celebrou os 20 anos da Orquestra Villa-Lobos, em concerto apresentado na noite de domingo, 15, no Teatro CIEE. A educação musical na Rede Municipal de Ensino teve destaque durante mais de uma hora de espetáculo, em composições nacionais e internacionais. O evento foi aberto ao público e prestigiado por pais, colegas, amigos e professores dos jovens músicos, além da secretária municipal de Educação, Cleci Jurach.  (fotos)

O espetáculo iniciou com a projeção de filme enfocando a história da orquestra e depoimentos de estudantes, professores, ex-alunos e autoridades, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido com dedicação à educação musical. No repertório, canções de Villa-Lobos, Astor Piazzolla, John Lennon e Paul McCartney, Renato Teixeira, Steve Wonder, Gonzaguinha, entre outros, arrancaram aplausos e manifestações de carinho da platéia.

A surpresa ficou por conta da participação especial de ex-integrantes do grupo que, a convite da professora, coordenadora e maestrina Cecília Rheingantz Silveira, subiram ao palco emocionados para tocar junto aos colegas. A apresentação contou, também, com a participação do Grupo Vocal Villa-Lobos. No encerramento, o público foi convidado a participar de coquetel com direito a bolo e parabéns para comemorar a noite de música e celebração.

Considerada modelo incentivador e motivador para educadores musicais de todo país, a Villa-Lobos está consagrada por sua contribuição na área educacional, cultural e social, refletindo a evolução do processo de musicalização nas escolas municipais. Criada em 15 de abril de 1992, a orquestra é resultado do trabalho de educação musical na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, na Lomba do Pinheiro. A iniciativa, mantida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem a parceria de ONGs e associações para atender mais de 500 crianças e jovens, em mais de 80 turmas de oficinas realizadas na escola e em outros sete locais do bairro.

O trabalho idealizado por Cecília tem como objetivo proporcionar, a essas crianças e jovens em idade escolar, o acesso ao ensino de música pública de qualidade, capacitando-os e promovendo a iniciação musical de tantos outros, que, anualmente, são preparados para o ingresso no grupo artístico.

Iniciado como orquestra de flautas doces, o grupo tomou forma em 2003 quando o projeto foi ampliado e mais instrumentos foram adquiridos. Composta por 40 jovens de 12 a 23 anos, mais do que musicalidade, também acrescenta lições à vida social dos participantes, pois muitos dos que participaram e cresceram na orquestra hoje são pais de alunos, e fazem questão de que seus filhos tenham a mesma educação que tiveram e que a integrem.

Prêmios e CDs – Com mais de 850 concertos realizados, para público superior a 220 mil pessoas, a Orquestra Villa-Lobos já recebeu premiações importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, pela Unesco/Assembléia Legislativa/Fundação Maurício Sobrinho; e a certificação do Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva. Além disso, possui dois CDs gravados: O Trenzinho Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário