domingo, 30 de setembro de 2012

O que é "bioma"?

   Bioma ( bios = vida e oma = grupo ou massa) é um termo utilizado para designar uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, o aspecto da vegetação de um lugar, o solo e a altitude específicos. A nomenclatura foi utilizada pela primeira vez em 1916, por Clements (ecologista norte-americano). Ele classificou bioma como “uma comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, uma comunidade biótica”.

   Essa comunidade é, portanto, um conjunto dos seres vivos em uma área muito grande, constituindo um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Em um bioma há um tipo principal de vegetação, mas num mesmo bioma podem existir diversos tipos. Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes.

   Há diversos biomas no mundo e as definições variam de autor para autor. Seriam eles: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.

   Os biomas brasileiros caracterizam-se por uma grande diversidade de animais e vegetais, denominada biodiversidade, como: Biomas litorâneos; Caatinga; Campos; Cerrado; Floresta Amazônica; Mata dos pinhais; Mata Atlântica; Mata de cocais; Pantanal.


Resenha produzida por Mirele de Oliveira Pacheco
Disciplina de Fotografia Ambiental
Professor Fernando Pires
CST em Fotografia - Curso de Comunicação Social
Ulbra/Canoas
2012/2


Referências:

Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.
Minidicionário Ruth Rocha. São Paulo: Scipione, 1996.
 www.suapesquisa.com
www.infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário