Ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (fauna e flora) mais os microorganismos e o local onde eles vivem, e no qual estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema, como: os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, envolvendo todas as relações destes com o meio e entre si, com equilíbrio e harmonia.
As dimensões de um ecossistema podem variar consideravelmente desde uma poça de água até a totalidade do planeta Terra, que pode ser considerado como um imenso ecossistema composto por todos os ecossistemas existentes (ecosfera).
Não se deve confundir “ecossistema” com “bioma”. O bioma é geograficamente mais abrangente e é predominantemente definido de acordo com um conjunto de vegetações com características semelhantes, além de outros requisitos.
Os ecossistemas são classificados de duas formas: terrestres e aquáticos. Ambos possuem funcionamento semelhante, a única diferença é a quantidade de água presente em cada um, fazendo com que comportem formas de vida completamente diferentes. Ainda assim, algumas podem compartilhar ou migrar de um meio para o outro.
A alteração de um único elemento, por alguma causa externa, implica em modificações em todo o sistema e pode ocorrer a perda do equilíbrio existente.
Resenha produzida por Mirele de Oliveira Pacheco
Disciplina de Fotografia Ambiental
Professor Fernando Pires
CST em Fotografia - Curso de Comunicação Social
Ulbra/Canoas
2012/2
Referências:
Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.
Minidicionário Ruth Rocha. São Paulo: Scipione, 1996.
www.suapesquisa.com
www.infoescola.com
Referências:
Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.
Minidicionário Ruth Rocha. São Paulo: Scipione, 1996.
www.suapesquisa.com
www.infoescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário