LOW
KEY
A
técnica Low Key se beneficia das sombras marcadas, das áreas escuras e da luz
dura.
Tais
fotografias transmitem um sentimento de tristeza, seriedade, mistério ou drama.
O
efeito é realizado, normalmente, no momento de fazer a foto, e não na edição,
pois
depende de iluminação e produção.
Por
usar menos luz e se aproveitar das sombras, o ideal é um ambiente totalmente
escuro ou pelo menos em grande parte. Um dos grandes segredos para se conseguir
um efeito melhor é usar uma parede preta no fundo, ou o mais escuro possível.
Não
adianta estar totalmente no escuro se o modelo estiver localizado na frente de
uma parede branca pois quando acender a luz frontal para iluminá-lo, a parede
atrás vai funcionar como um refletor, clareando o ambiente.
Além
do fundo preto, o ideal é usar apenas uma luz, ou no máximo duas, criando
sombras fortes pelo uso da iluminação dura. Posicionar um foco de luz diagonal
(de frente para o modelo, porém levemente afastado para o lado), e ir testando
até conseguir o efeito desejado pelo fotógrafo.
A
segunda luz precisa ser bem mais fraca, apenas para detalhar a silhueta. Esse
foco precisa ficar atrás do modelo, totalmente escondido e, de preferência,
vindo de baixo. Para um melhor efeito Low Key, deve-se utilizar focos de iluminação
pontual e direcionados, para clarearem apenas a área desejada.
HIGH KEY
Diferente de uma foto feita normalmente, na qual a iluminação é posicionada atrás da câmera, de frente para a cena, nesse caso são necessárias luzes de absolutamente todos os lados. Para fazer isso sem estourar demais ou criar sombras múltiplas, a luz suave é a ideal.
Uma casa com uma janela bem grande ou a porta de uma sacada, pode servir como o fundo da foto. Para suavizar essa fonte de luz, usa-se um tecido branco cobrindo toda a extensão que vai aparecer na foto.
Se o fotógrafo posicionar um modelo neste cenário e tentar fotografar, vai ver que o máximo que conseguirá é uma silhueta, já que não existe equilíbrio de luz. Então, é preciso iluminar o modelo com o mesmo tanto de luz que está vindo do outro lado, usando sempre, obrigatoriamente, luzes suaves.
Para suavizar uma fonte de iluminação, pode-se filtrá-la usando um tecido fino e branco ou papel de seda ou rebater em uma parede branca. Não usar a lâmpada do teto para auxiliar, pois ela vai criar sombras. Outra dica importante é pedir para que os modelos usem roupas brancas ou claras.
Em um dia de sol, é possível conseguir um bom resultado ao ar livre se for possível filtrar toda a iluminação por meio de difusores, usando tecidos brancos de fundo para criar o visual desejado. É preciso ser criativo, usando materiais que se pode conseguir em casa e adaptando para a produção fotográfica.
Para o ajuste da câmera, abrir o diafragma o máximo possível e usar um tripé para poder criar uma superexposição a partir do tempo também, deixando o obturador aberto mais tempo do que seria recomendado para uma fotografia normal.
Fonte da imagem: Reprodução Gonzalo Andrés
REFERÊNCIAS:
http://www.dudalinamasculina.com.br/blog/a-arte-do-slow-food/
http://movimientoslow.com/pt/filosofia.html
http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fotografia-lowkey
http://ellenfazevedo.blogspot.com.br/2009/09/o-que-e-high-key.html
http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/28899-fotografia-aprenda-a-utilizar-as-tecnicas-low-key-e-high-key.htm
http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fotografia-highkey
RESENHA PRODUZIDA PARA A DISCIPLINA DE FOTOGRAFIA EDITORIAL
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2
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