Fotografia especialmente produzida para a difusão comercial
de um produto, independente do suporte escolhido pelo anunciante, que tanto
pode ser a mídia impressa - jornais, revistas, cartazes, out-doors, ou folhetos
- quanto audiovisual e anúncios transmitidos pela televisão
ou pelo cinema.
Na fotografia publicitária, de modo geral, a concepção prévia
da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência que detém a conta do
cliente em questão e a tomada da foto é respaldada na atuação de um produtor
que reúne o material necessário, podendo inclusive chegar a organizar
pessoalmente os elementos constitutivos da composição. Nestes casos, estes
profissionais podem ser legitimamente considerados como parceiros do fotógrafo
na realização da fotografia final.
A fotografia publicitária, atualmente, se caracteriza por:
- Visar a afetar um determinado
público, fazendo com que ele sinta vontade de consumir algum produto ou
propagar uma ideia, promovendo algo e conquistando consumidores;
- O modo de construir a imagem
deve atingir o consumidor na recepção da peça publicitária, já que a recepção
de uma obra é o modo de apreensão em que estão implicados, simultaneamente:
percepção, interpretação e avaliação;
- Tal imagem pode ser manipulada
digitalmente, utilizando recursos de maquiagem e destaques para esse fim;
- Os elementos da fotografia que
podem destacar o produto são o foco, a luz, o ângulo, a composição, o plano de
fundo e a representação de movimento.
RESENHA PRODUZIDA PARA A DISCIPLINA DE FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2
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