A fotografia
editorial tem como função divulgar uma ou mais marcas a partir de um
conjunto de imagens e de um conceito, um dos mais poderosos instrumentos de divulgação
no mundo da moda.
Aliados à função comercial, os editoriais buscam transformar as revistas em algo mais dinâmico, além de apresentar novas tendências.
Reunindo várias fotos realizadas em torno de uma mesma
ideia, têm objetivo de divulgar, artisticamente e conceitualmente, as marcas de
produtos (beleza, gastronomia, ...) ou moda. São utilizados em revistas e
catálogos,servindo como uma grande fonte de inspiração para novas produções,
por exemplo.
As idéias do editorial são apresentadas por meio do
briefing, entregue à equipe de produção durante uma reunião de apresentação.
Aliados à função comercial, os editoriais buscam transformar as revistas em algo mais dinâmico, além de apresentar novas tendências.
Briefing é um
documento que contém informações para auxiliar a
pré-produção fotográfica.
Um conjunto de idéias que possibilita à equipe de trabalho
compreender e mensurar o projeto. Nele, é especificado qual o produto a ser
desenvolvido, qual o seu conceito, para quem se destina e quais os recursos
produtivos.
Essa intenção de trabalho deve estar delimitada por uma
grande variedade de quesitos, que orientem o foco do desenvolvimento do
produto.
Não há regras estabelecidas para elaboração. O mais
importante é tratá-lo como um documento, certificando-se de que cliente e
equipe de projeto estão de acordo com o conteúdo. Com essa ferramenta, será
possível evitar que as informações se percam, além de corrigir possíveis
desvios no produto.
REFERÊNCIAS:
http://elle.abril.com.br/materia/confira-todas-as-imagens-da-primeira-campanha-da-balenciaga-assinada-por-alexander-wang#image=5213e0439827681f26001976
RESENHA PRODUZIDA PARA A DISCIPLINA DE FOTOGRAFIA EDITORIAL
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2
RESENHA PRODUZIDA PARA A DISCIPLINA DE FOTOGRAFIA EDITORIAL
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2
Nenhum comentário:
Postar um comentário