Pode ser definido por uma maquete que é uma escala ou full-size modelo de um projeto ou dispositivo, utilizado para o ensino, demonstração, avaliação do design, promoção e outros fins. A maquete é um protótipo que fornece, pelo menos, parte da funcionalidade de um sistema e permite os testes de um projeto.
Utilizações na Publicidade
Nos anos 70, 80 e 90, devido à efervescência de produções de comerciais publicitários, a utilização de mock-ups passou a ser requerida em segmentos que mais demandavam sua confecção, como os comerciais de alimentos, bebidas e carros.
A categoria de alimentos e bebidas em especial sempre necessitou desse recurso que vai desde a confecção de mock-ups de embalagens, até de produtos, como sorvete, margarina, barra de chocolate, ovos de páscoa, sanduíche, caldas em geral.
A habilidade da técnica do mock-up consiste em retratar com precisão a cor, textura, brilho, formato e características intrínsecas do produto adequando-o às condições técnicas ideais para captação da imagem, cujo resultado final ressalte o “appetite appeal”, ou seja, o apelo ao apetite.
A necessidade de ser rigoroso e fiel às proporções, formatos e/ou características intrínsecas no objeto, produto a ser retratado na publicidade, levou ao aprimoramento e avanço profissionais, técnicas e materiais que são referência até os dias de hoje.
REFERÊNCIA:
RESENHA PRODUZIDA PARA A DISCIPLINA DE FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2
Nenhum comentário:
Postar um comentário