domingo, 25 de agosto de 2013

PUB_O QUE É LAYOUT?

Layout é uma palavra inglesa, muitas vezes usada na forma portuguesa "leiaute". 
Consiste em um plano, esboço, arranjo, rascunho, esquema, design, projeto. 

No ramo editorial e da publicidade, é o termo que designa técnica ou processo de fazer layouts, uma das etapas básicas da produção fotográfica em publicidade, o que dará uma ideia de como será a aparência final do trabalho solicitado. 

Representa a distribuição física, envolvendo tamanho e peso de elementos como texto, gráficos, imagens e a forma como eles se encontram em um determinado espaço. Baseia-se na diagramação, organização, equilíbrio e ordenação desses elementos. 

É preciso compreender que tudo em uma página significa algo, ou seja, não apenas as palavras, as ilustrações e as imagens têm sentido no anúncio, mas toda a disposição das informações na página possui significado e influência no modo como o observador vai apreender a mensagem. 

Existem vários tipos de layouts de acordo com determinadas características, a fim de manter o foco no resultado desejado. Por isso, muitas vezes, o cliente dá indicações precisas ao profissional para que ele possa aliar conteúdo, técnica e criatividade.


REFERÊNCIAS:

http://www.significados.com.br/layout/

http://www.brenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila07_-_Planejamento_Visual.pdf


RESENHA PRODUZIDA PARA A DISCIPLINA DE FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário