Layout é uma palavra inglesa, muitas vezes usada na forma
portuguesa "leiaute".
Consiste em um plano, esboço, arranjo, rascunho, esquema, design,
projeto.
No ramo editorial e da publicidade, é o termo que designa técnica ou processo de fazer layouts, uma das etapas básicas da produção fotográfica em publicidade, o que dará uma ideia de como será a aparência final do trabalho solicitado.
Representa a distribuição física, envolvendo tamanho e peso de elementos como texto,
gráficos, imagens e a forma como eles se encontram em um determinado espaço. Baseia-se na diagramação, organização, equilíbrio e ordenação desses elementos.
É preciso compreender que tudo em uma página significa algo, ou seja, não apenas as palavras, as ilustrações e as imagens têm sentido no anúncio, mas toda a disposição das informações na página possui significado e influência no modo como o observador vai apreender a mensagem.
Existem vários tipos de layouts de acordo com determinadas características, a fim de manter o foco no resultado desejado. Por isso, muitas vezes, o cliente dá indicações
precisas ao profissional para que ele possa aliar conteúdo, técnica e criatividade.
REFERÊNCIAS:
http://www.significados.com.br/layout/
http://www.brenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila07_-_Planejamento_Visual.pdf
RESENHA PRODUZIDA PARA A DISCIPLINA DE FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
PROFESSOR FERNANDO PIRES
CST EM FOTOGRAFIA
ULBRA 2013/2
Nenhum comentário:
Postar um comentário